Tutoriais


CARSET

Atenção, se você quiser correr com a pintura de sua equipe, por favor, respeite as regras de confecção, estrutura e envio descritas abaixo. Arquivos enviados fora do padrão exigido pela liga, serão desconsiderados e não serão acrescentados ao carset.
Preparando os seus carros:
Para começar a pintar o seu carro, primeiro você precisará do template PSD, que estará dentro da pasta Templates, dentro da pasta raiz do seu simulador após você efetuar a sincronização do mod via SimSync (Apenas rF1 e GSC). Lá estarão as os templates com o nome de cada parte do carro. CARBODY (representa a pintura principal do carro), HELMET (capacete), DRIVER (macacão), WING (Caso houver, será para pintar as asas), e etc. Algumas vezes, poderão existir templates com nomes de EXTRA1, EXTRA2, EXTRA3, por exemplo. Elas servirão para pintar alguma parte do carro, como lateral da tampa do motor (F-Extreme), rodas, volante, e etc.
Abra a textura em um editor de imagens que suporte a extensão, como Photoshop, Paint.Net, Corel Draw e etc. Se o template tiver logos ou placas de numeração obrigatórias, você deve respeitá-las.
Após a confecção, salve as texturas na seguinte forma:
1 – Salve as texturas do carros e capacetes (se houver) em DXT5, com a opção Generate Mip maps ativada.
2 – Salve o macacão (se houver) em DXT1, com a opção Generate Mip maps ativada.
3 – Mantenha a resolução original dos arquivos!

Criando a sua equipe dentro do jogo:
Para criar a sua equipe dentro do jogo, é muito simples. Basta se dirigir até a pasta GameData/Vehicles, que está localizada na pasta raiz de seu simulador, e buscar pela pasta do mod. Abra a pasta do mod e note que a pasta da Equipe Base está dentro dela, ou então dentro de alguma pasta com o nome Teams ou Equipes.
Faça uma cópia da pasta da Equipe Base e renomeie para o nome da sua equipe. Exemplo: Sinister Race Team.
Agora abra a pasta, e renomeie os arquivos existes lá dentro. Vamos começar .veh, presente na pasta. Clique com o botão direito em cima do arquivo, e selecione para abrí-lo com o Bloco de Notas.
Feito isso, o arquivo irá abrir no Bloco de Notas e você SÓ PODERÁ, editar as seguintes linhas.
DefaultLivery=”Abreviacaodacategoria_Numerodopiloto_Nomedaequipe.dds”

Number= Numerodopiloto
Team=”Nome da Equipe”
Driver=”Nome do Piloto”
Description=”Nome do Piloto #Numerodopiloto”

FullTeamName=”Nome da Equipe”
Na linha DefaultLivery, você irá definir qual o nome da pintura que o jogo deverá buscar para lê-la. A abreviação do nome da categoria você pode encontrar abaixo, e o número do piloto está definido aqui (http://neobr.forumeiros.com/t55-numeracao-fixa), caso o piloto não possua nenhuma numeração, o mesmo deve solicitar um à direção, respondendo ao tópico com a numeração desejada.
Abreviação das categorias:
FN1 = Formula N1
FN2 = Formula N2
FN3 = Formula N3
TN1 = Turismo N1
TN2 = Turismo N2
IN1 = Indy N1
IN2 = IndyN2
GT3= NEOBR GT3
NES = Endurance
NEB = Endurance Brasil
SR= Sprint Race

Caso surjam novas categorias com novas abreviações, o documento será atualizado.

Na linha Number, deve ser acrescentado o número do piloto, sem aspas no começo ou fim. Ex: Number=1
Na linha Team, é aonde deve ir o nome da equipe. Note que você tem de respeitar as aspas duplas (“) no começo e no fim do nome. Ex: Team=”Snow Schatten Racing Team”
Na linha Driver, a mesma coisa, respeite as aspas duplas. Ex: Driver=”Igor Cesar”
A linha Description serve para mostrar o nome do piloto e do carro na hora de escolhe-lo no showroom. Respeite o formato adotado pela liga. Ex: Description=”Jesias Meira #80″
E por último, na linha FullTeamName, repita o mesmo procedimento adotado na linha Team. Ex: FullTeamName=”Shadow Racing”
Feita as alterações necessárias, salve o arquivo .veh.
Agora é a hora de adicionar as suas texturas à pasta para acrescentá-las no jogo. Copie a sua pintura para dentro da pasta de sua equipe e renomeie da seguinte forma.
Abreviacaodacategoria_Númerodopiloto_Nomedaequipe.dds para a pintura CARBODY.
No restante das pinturas, você só adicionará o nome da sua textura DDS à frente do nome que estava descrito no template. Ex: Se você pintou um template com o nome de HELMET. PSD, então você deverá renomeá-lo para Abreviacaodacategoria_Númerodopiloto_NomedaequipeHELMET.dds. Se você pintou um EXTRA1, então você deverá renomeá-lo para Abreviacaodacategoria_Númerodopiloto_NomedaequipeEXTRA1.dds, e assim sucessivamente.
ATENÇÃO: Tanto nos nomes dos arquivos, quanto no nome de sua equipe e/ou piloto dentro do .veh, não use caracteres que são desconhecidos na lingua inglesa. Ex: Ç e qualquer tipo de acentuação.
Feito isso com todas as texturas, é hora então de abrir o jogo e testar o seu carset. Após testado e com tudo funcionando perfeitamente, é hora do último passo que é enviar para a direção da NEOBR. Mas para isso, você também precisará seguir algumas normas.
Envie o carset com toda a estrutura de pastas necessárias para que a direção só precise extrair o seu carset na pasta raiz do jogo para ele funcionar. Para isso, crie no seu Desktop a sequencia de pastas necessárias para que o seu carset chegue na posição correta. Ex:
Se o seu carset está dentro do caminho GameData\Vehicles\F3_2012\F3, então crie uma pasta no seu desktop com o nome de GameData, depois crie uma pasta dentro da pasta GameData chamada Vehicles e assim sucessivamente, até chegar ao endereço necessário.
Para testar e ver se está tudo no caminho certo, após criar toda a estrutura e colocar os seus arquivos, copie a pasta GameData do seu Desktop e cole ela na pasta raiz do rFactor, simulando o mesmo procedimento que o diretor de prova terá de fazer para testá-la. Como você já tem a pasta da sua equipe adiciona, aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja substituir os arquivos já existentes. Caso a mensagem não apareça, é sinal que existe algo errado e você precisa rever os procedimentos de estrutura.
Após tudo estar pronto, é hora então de enviar para o email da NEOBR. Zipe aquela pasta GameData que você criou no seu Desktop com o nome da sua equipe e o nome da categoria. Atenção, se sua equipe estiver em mais de 1 campeonato e se você for enviar todo os carsets juntos de uma vez, DIVIDA OS .RAR POR CATEGORIA. Ex: Snow Schatten – TN2.rar
Agora basta apenas o seu carset via email para skins@neobr-av.com, com o assunto Carset – Nome da Equipe, e pronto, ele será adicionado em breve pelo administrador no sincronizador.

55 Comments »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s