Pré-Briefing – 12 Horas de Tarumã


Servidor de corrida:

NeoBR-AV Endurance Brasil

Senha (pode ser alterada durante o briefing): rpm

Servidor de TeamSpeak:

IP: clubeav.ts3sh.com

senha: cav

Horários:

Briefing: 11h45

Qualy: 12h00

Corrida: 12h20

Quem deve estar no briefing?

Apenas o piloto que irá iniciar a prova. É de total responsabilidade deste piloto repassar as instruções repassadas durante o briefing.

Como me comunico com a direção de prova durante a corrida?

A comunicação com a direção de prova será feita via whisper, no próprio TeamSpeak da liga. Abaixo um tutorial explicando a funcionalidade da ferramenta e como configurá-la corretamente.

Como realizo a troca de pilotos?

A troca de pilotos deve seguir da seguinte forma:

O piloto que irá assumir o carro, deve abrir o jogo, clicar em Multiplayer > Opções e ligar a opção Espectador. Após isso, ele deve acessar o servidor normalmente, clicar no nome do piloto no qual irá substituir e apertar o botão ‘Seleciona Passageiro’. Caso esse botão não esteja configurado, basta ir nas configurações de controles e escolher a tecla desejada para a função. Depois de virar passageiro e aparecer uma mensagem no jogo dizendo ‘You are riding with Fulano de Tal’, basta clicar em ir para a pista e aguardar o carro para nos boxes para efetuar a troca.

Para quem está na pista, basta esperar a mensagem informando que Fulano de Tal agora é seu passageiro. Após a mensagem, o piloto em pista deve chamar os boxes e trocar na tela de estratégia do LCD o nome do piloto para o parceiro que irá substituí-lo. Isso tudo deve ser feito antes de se entrar aos boxes. Depois que tudo estiver configurado, aparecerá uma mensagem dizendo em quantos segundos o próximo piloto assumirá o controle do carro. Depois da troca estar efetuada, o piloto que estava em pista deve deixar o servidor.

Lembrando que é OBRIGATÓRIO todos os pilotos estarem com o mesmo setup, para não causar problemas nas trocas. Um bom jeito é definir o setup de corrida para Padrão, para ele carregar automaticamente assim que entrar no servidor. A troca só poderá ser efetuada dentro do jogo, ficando vedada a troca por fora do jogo. Caso o seu companheiro tenha um problema de conexão, é necessário aguardar o mesmo voltar ao servidor para realizar a troca.

Como será a sessão de corrida?

A sessão de corrida será realizada no Treino 2, com duração de 200 minutos (ou 3 Horas e 20 minutos), para que quem cair possa retornar ao jogo. Os 20 minutos extras de corrida serão utilizados para a alinhamento dos carros no grid, que ocorrerá da seguinte maneira:

1 – O diretor irá chamar na ordem do resultado do qualifying cada piloto para alinhar em FILA INDIANA atrás do Safety Car que estará posicionado antes da linha de chegada.

2 – Os carros sairão um a um, após serem autorizados e não deverão realizar ultrapassagens durante este período. Recomenda-se uma volta ponderada para não rodar ou bater.

3 – Após todos os carros alinharem no grid, irá se esperar o cronometro atingir 20 minutos de sessão até o Safety Car sair para a volta de apresentação, onde todos os carros devem segui-lo em fila indiana e sem realizar ultrapassagens.

4 – A largada será dada na entrada da curva da vitória (ver mapa). Não haverá aviso de bandeira verde, ficando a cargo do líder do pelotão acelerar a partir do ponto.220px-Autódromo_Internacional_de_Tarumã_track_map.svg

5 – Quem estiver em pista não terá informação alguma sobre a sua posição em pista em com quem está disputando. Essa informação estará disponível apenas no Livetiming do evento, ou seja, o piloto em pista fica totalmente dependente de um spotter para repassar a informação.

O que acontece caso o servidor cair?

Caso o servidor cair, será instaurado uma bandeira vermelha, para reergue-lo. Se ele cair restando mais de 165 minutos de corrida (2h45), será feita uma edição no arquivo rFm com o tempo restante de prova e disponibilizado para todos via sincronizador e/ou File Browser do TeamSpeak. Após a disponibilização do arquivo, será dado 3 minutos para retorno ao servidor, para que a sessão seja reiniciada. Depois de todos entrarem novamente no servidor, será avançado novamente para a sessão de corrida, onde será adicionado as voltas de corrida de cada um e o diretor irá chamar um por um para alinhar atrás do Safety Car em fila indiana (procedimento é o mesmo de largada).

Caso a servidor caia restando menos de 2h45 de corrida, a sessão será feita no Practice 1, sem necessidade de alteração do arquivo rFm.

Haverá direção ativa?

Sim.

Quais botões devo configurar para o evento?

É essencial deixar os seguintes botões configurados:

  • Seleciona passageiro
  • Ignição
  • Arranque
  • Faróis

Como as classes inferiores devem se comportar em relação as classes superiores?

As classes inferiores NÃO TEM a obrigação de sair de sua linha de corrida para dar posição para os carros mais rápidos. É de responsabilidade dos carros mais rápidos realizar a ultrapassagem com segurança nas retas, saída de curva e qualquer outro ponto que ofereça a possibilidade de uma ultrapassagem sem botar em risco da corrida de ambos. A classe superior deve piscar uma vez o farol para a classe inferior saber que há um carro por perto prestes a realizar a ultrapassagem.

Como proceder após a corrida?

Após a corrida, É OBRIGATÓRIO todos os carros se dirigirem aos boxes, sem ultrapassar um ao outro, e alinharem ao final dos boxes em fila indiana até a liberação da direção de prova. Pilotos que não obedecerem esta regra e perderem a posição no resultado final, podem não ter o resultado revisto.

A leitura deste pré-briefing não descarta a obrigatoriedade de leitura do Regulamento de Corridas Endurance e Regulamento Geral NEOBR.