Skip to content

Coluna do Piloto Virtual: Piloto Virtual? Como assim?


webber1_b
O que é Piloto Virtual? É profissão? De onde saem? Como vivem?

Não, não será no Globo Repórter que vocês verão as respostas destas perguntas. Após um ano neste “mundo” chamado Automobilismo Virtual, consegui analisar alguns pilotos virtuais e acho – leiam bem: acho – que consigo tentar responder estas perguntas.
Não tem jeito. Poderá ser um membro famíliar, amigo da escola e/ou universidade, amigo do trabalho, enfim, você que faz parte deste “mundo” sempre será indagado após dizer que é um piloto virtual.
O que é Piloto Virtual? É profissão?
Para mim, três qualidades determinam ser ou não um(a) piloto virtual: dedicação, talento e profissionalismo – isso mesmo, profissionalismo. Se possuir pelo menos uma dessas três qualidades, considero um piloto virtual. Uma completa a outra. Dedicação é base para qualquer finalidade, e aqui no “mundo” não seria diferente; Talento uns possuem, outros não, mas aliado a dedicação, há possibilidades de criar um; Profissionalismo é o mais complicado de lidar. Por que profissionalismo se estamos falando de um hobby? Pois bem, apesar de não ser considerada uma profissão de forma direta, nesse “mundo” existem equipes, patrocínios, imagens para serem zeladas com comprometimento. Então, por que não ter profissionalismo?
Aprofundando mais no “mundo”, chegamos aos pilotos virtuais, que, acima de tudo, são seres humanos – alguns, pelos tempos de volta, não parecem, mas são. Cada um tem sua característica pessoal. Desde aquele(a) que frequenta o fundão do grid, a aquele(a) que frequenta sempre o pódio. Eu analisei e posso afirmar que 90% dos pilotos que frequentam as primeiras filas do grid são extremamente, intensamente – muitos “mentes” – competitivos. Eles brigam até com o número errado que “apareceu” – entre áspas, pois foram eles mesmos que colocaram – num ítem do painel de setup. A vontade de ganhar é imensa. Só pensam na vitória, nada mais interessa. Por outro lado, há aqueles(as) pilotos que a vitória não é tudo, que estão na pista para superar seus próprios limites. Não deixam de serem competitivos, é claro, mas não são extremos.
De onde saem? Como vivem?
Do assunto piloto virtual, essas são as perguntas mais simples. Eles saem da paixão – muitas vezes não correspondida – por automobilismo. A maioria passam por uma escola de pilotos virtuais chamada consoles, ou, se preferir, video games. Alguns já entram direto no modo mais difícil, que são nos computadores; Chegamos, enfim, na pergunta mais simples. Não posso comprovar, mas a maioria dos pilotos vivem, na maior parte de seu tempo, sentado atrás de um volante.
Enfim, apesar de uma explicação um pouco longa, ainda é difícil compreender o que é um piloto virtual. Só sabemos que existem vários estilos, de onde saem e como vivem. Não tem jeito – acho que posso repetir esse termo -, nesse “mundo” é mais fácil viver. Para explicar deixa os corajosos tentarem. Uma forma simples para solucionar as indagações é deixar os curiosos alguns minutos no seu cockpit experimentando. Se não quiserem, perguntaram por perguntar. Se quiserem, parabéns, já pode adicionar mais um carro no grid do seu campeonato favorito.”
(Nota do administrador: a partir dessa coluna João Marcelo, estudante de jornalismo, passa a compor a grade de colunistas da NEOBR, curta essa grande iniciativa que trás mais um ponto de vista sobre o mundo ao automobilismo virtual para você)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: