Skip to content

Jonathan Mello: “Eu entrei para brigar pelo título”


Vencedor das 3 Horas de Guaporé, piloto vem embalado para a segunda etapa

Jonathan Mello fez uma corrida perfeita em Guaporé

Jonathan Mello fez uma corrida perfeita em Guaporé

Piloto do Endurance Brasil no real, Jonathan Mello já mira o título da Classe GP1 do Campeonato Brasileiro de Endurance Virtual. Depois de vencer as 3 Horas de Guaporé com o carro 334 da Shaft Racing, Jonathan conversou com a NEOBR sobre a sua carreira profissional e as suas expectativas para o decorrer da temporada.

NEOBR: Você ainda corre no Endurance real?

JM: Este ano estou parado devido as condições financeiras, porque no Brasil a relação custo-benefício é complicada.

NEOBR: Você pretende voltar a correr algum dia?

JM: Pretendo voltar a correr no real sim, assim que melhorar as minhas condições ou houver patrocínio.

NEOBR: Quais corridas você fez no Endurance e em quais carros?

JM: No Endurance comecei com 16 anos. Fui o piloto mais jovem a competir nas 12 Horas de Tarumã em um Prototipo Spyder, depois andei em um Stock Light modificado para uma prova de longa duração. Também andei em um Prototipo Stilo feito pelo Neco Fornari, carro similar a Sprint Race, antiga Super Clio, e hoje tenho sociedade com Jairo Bastos em um prototipo Porsche Spyder.
NEOBR: Como começou e como está sendo a sua experiência no virtual?

JM: A experiência no virtual começou com o GTR FIA GT, e depois o rFactor em 2010, quando andava arcade com teclado. Após isso, comprei do conhecido e velho amigo Roberto Moraes, o GSC, onde comecei com volante Thrustmaster 180º sem FFB e um monitor de 14″ do notebook HP. Hoje ando com monitor de 17″ no mesmo notebook com um G27 e um cockpit feito pelo meu pai Silvério Mello e eu. Está sendo uma experiência inigualável, pois é minha válvula de escape que levo muito a sério.

NEOBR: A simulação é mesmo fiel ao real?

JM: Olha quanto a simulação ser real, eu acho que esta é uma pergunta relativa, porque falamos muito de investimento. Pilotos de F1 treinam em simuladores, porém muito mais evoluídos que o meu, mas eu acredito que o GSC é muito próximo, visto que tem vários pilotos como o Rubens Barrichello que andam no game. Se fosse ruim eles não usariam. Como falei na entrevista da Endurance, hoje o MOD que mais se aproxima do real é o Metalmoro, onde as reações de aceleração, despejo de potencia da turbina, frenagem, e regulagens são extremamente parecidas. Acredito que deixe a desejar um pouco nas reações pós-alteração de camber, caster, espaçadores, mas é muito parecido.

NEOBR: Como o automobilismo virtual te ajuda nas corridas reais?

JM: O automobilismo virtual me ajuda nas ultrapassagens, largadas e a concentração durante treinos, qualy, e corrida.

NEOBR: Você acha que pode brigar pelo título da GP1?

JM: Os adversários são muito bons, bem mais experientes no AV. Eles são extremamente rápidos e consistentes. Eu entrei para brigar pelo titulo, mas está longe de dizer que vou ser campeão, é muito cedo. Guaporé é o “quintal de casa”, então eu acredito que levei vantagem em alguns pontos, mas eu espero dar trabalho aos demais pilotos da categoria.

NEOBR: Alguma consideração final?

JM: Para finalizar gostaria mais uma vez agradecer a NEOBR por me permitir fazer parte deste evento o qual me sinto muito bem. Senti o mesmo nervosismo no qualy e largada que sinto quando vou correr no real, friozinho na barriga e tudo mais. Isso se deve a organização e aos administradores que levam toda essa diversão a sério, muito bem organizado, regras bem feitas, regulamente bem estruturado, então todo esse clima envolve o piloto e equipe. Sem sombra de duvidas, a NEOBR é uma das ligas que mais ouvi falar no quesito seriedade, e como gosto de levar a sério, também me identifiquei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: