Skip to content

Sem Tempo pra Pensar


 

 

A repaginada FN3 voltou frenética no Velopark.

Velopark FN3

De cara nova a FN3 apareceu na T2 2015. Com o ótimo MOD da F3 Brasil, os pilotos puderam acelerar pelo exíguo traçado gaúcho. Com menos de 2,5Km, o traçado edificado em Nova Santa Rita foi palco da abertura do campeonato que vem revelando ótimos nomes para o AV nacional. Na primeira bateria, vitória de Nilton Gavião (Grave Digger), acompanhado de Rodrigo Meirelles (Drone Records) e Felipe Portela (Sinister). Na segunda, Meirelles subiu ao alto do pódio, na companhia de Felipe Lima (RW) e Dionizio Paulillo (Drone Records Racing 2).

Largar a frente sempre é bom, mas em uma pista que tem características como a do Velopark, é praticamente vital. Se bem que os novatos da NeoBR não respeitaram muito as limitações do traçado. Na qualificação, Paulo Conda (W3Race) marcou a pole com 2 minutos de treino. Paulillo e Rafael Borgosman (BSP) também chegaram a figurar na ponta. Mas Gavião tratou de colocar ordem na casa e fez o tempo mais rápido a 6 minutos do encerramento, registrando 49.232.

Na largada, os 30 pilotos partiram rumo a apertada primeira chicane e apesar de alguns contatos, nenhum acidente mais grave foi registrado. Gavião, que havia largado em primeiro, manteve a dianteira e passou a abrir uma confortável distância para os adversários. Mais atrás ocorriam incidentes que tumultuavam a prova e faziam com que os ponteiros já enfrentassem problemas com o trafego, graças ao diminuto tempo de volta no circuito. Também dado o grande número de carros, era difícil acompanhar as disputas em toda a pista, mas boas manobras foram vistas nas disputas entre Portela e Vitor Espíndola (Marsch), válida pela 7º colocação, no final da reta principal. No erro de Eduardo Carneiro (Morredores) um 3 Wide se formou na reta principal. Com um erro de cálculo do piloto Rafael Gonçalves (Black Wings), o toque foi inevitável. O prejuízo maior ficou com o próprio piloto, que ricocheteou na reta e acabou tendo danos na suspensão, sendo forçado a abandonar a bateria.

O ritmo forte da etapa não perdoava nem os mais experientes: Borgosman acabou rodando na chicane inicial, depois de ser muito pressionado por Lima na batalha pela 5º colocação. Enquanto alguns iam tendo problemas, o destaque ia para Anderson Medeiros (BSP) que ganhara nada menos do que 16 posições em 10 minutos de etapa. Portela acabou errando em uma das chicanes e caiu da 6º para a 10º colocação, mas recuperou uma ao executar um belo X em Guilherme Irmão (Snow Schatten) nas primeiras curvas do traçado gaúcho. Irmão inclusive teve problemas e acabou batendo forte na entrada da reta principal ao tentar colocar uma volta no companheiro de equipe Leo França.

Na dianteira, mudanças: Eduardo Sá (Drone Records) assume a liderança próximo a metade da etapa e de quebra leva um susto ao dividir a chicane do final da reta oposta com o retardatário Paulo Barros (W3Race). Felizmente o piloto usou a parte externa e seguiu em pista. O piloto da Drone pouco pode desfrutar da dianteira: depois de um erro na chicane inicial, o piloto perdeu o 1º posto para Gavião próximo aos 10 minutos finais da etapa. A Drone Records, que vinha com 3 carros entre nas 4 primeiras posições teve um revés enorme no seu time 2: Paulilo acabou passando do ponto na curva 2 e acertou o muro, perdendo uma das rodas dianteiras. No impulso de levar o carro aos boxes, o piloto acabou batendo novamente, abandonando a etapa.

E se o azar continuou rondando os boxes do time estreante: Após assumir a liderança novamente da etapa, Sá acaba escorregando no mesmo local que o companheiro e levando consigo Gavião. O piloto da Drone teve um prejuízo maior ao perder a asa dianteira de dar adeus a disputa pela liderança. Depois de muitos altos e baixos, Gavião cruza a linha de chegada e vence a primeira bateria. Na coletiva dos 3 primeiros colocados, Portela disse que o resultado foi muito maior do que ele esperava, já que o piloto esperava um top10 no máximo. Meirelles começou a entrevista dizendo que não acertou uma boa volta na classificação por conta do grande trafego. O piloto ainda lembrou alguns problemas no início que o fizeram cair para 11º e depois veio escalando o pelotão. Já Gavião agradeceu a todo o staff da equipe e comentou que no incidente ocorrido com Sá ele teve sorte de não ter nenhuma avaria grave no carro.

Para a segunda bateria, com grid invertido para os 6 primeiros, a pole ficou com Michel Mendonça (RW Green). O piloto largou mal e acabou caindo para 3º sendo superado por Sá e Portela, mas ao final da 1º chicane já reassumira a 2º colocação. Mais uma vez, mesmo com alto número de carros, não houveram incidentes sérios na 1º freada. Na chicane ao final da Reta Oposta um acidente que envolveu vários carros mostrou que a adrenalina ainda estava em níveis altos. Na volta seguinte, foi a vez de Portela ser vítima de temida chicane e perder 2 colocações na disputa com Mendonça. E para confirmar que o posto era de mal agouro, Anderson Benate (HBS) e Conda se estranharam na saída da chicane, na briga pela 6º colocação. O piloto da W3Race rodou e voltou ao traçado, sendo acertado por Borgosman, que por sua vez acabou tocando Elvis Lima (W3Race).

Um pouco mais atrás, um contato entre Anderson Monteiro (Sinister Project) e Eliano Costa (Morredores) faz com que os pilotos tenham que andar uma volta toda sem as asas traseira e dianteira respectivamente. Monteiro aliás, havia sido engolido pelo pelotão ao ser superado por Daniel Pilha (Grave Digger B), Yuri Moreira (W3race) e Espíndola em uma única chicane. E se na primeira bateria o destaque foi para a BSP, na segunda Eduardo Carneiro ganhou nada menos do que 21 posições a bordo de sua Morredores próximo aos 10 minutos finais.

Enquanto incidentes iriam ocorrendo com Paulilo e Conda, Lima ia pulando (literalmente) para posições mais à frente e já ocupava a 3º colocação a bordo da RW. Na liderança a Drone Records deixa a disputa livre e Meireles assume a liderança. O piloto acaba escorregando na entrada da reta principal e volta para a segunda colocação, deixando a liderança com Sá. O piloto não se abala com o erro e ao final da reta reassume a liderança restando pouco mais de 5 minutos fara o encerramento. Mas restando 2 minutos fara o fim, Sá assume a ponta, mas acaba passando do ponto na primeira chicane, batendo e perdendo a asa traseira e cair para a 8º colocação. Restou a Meireles cruzar tranquilo na 1º colocação e ser o remanescente do pódio da primeira bateria.

Na conteria, Paulilo se disse muito satisfeito com o resultado. O piloto ainda lembrou do incidente na primeira bateria e classificou como digno para esquecer. O piloto finalizou dizendo que o resultado veio muito por conta de ter se desvencilhado dos incidentes na primeira curva. Lima classificou sua etapa como turbulenta. O piloto disse que se beneficiou de alguns erros que os pilotos a sua frente cometeram e finalizou mostrando grande satisfação com o resultado. Finalizando, Meireles lembrou as disputas que já havia tido com Sá em outros simuladores. O piloto se mostrou feliz com vitória, mas desapontado pelo revés do companheiro.

Os “aspiras” agora viajam para o Planalto Central para a disputa da segunda etapa da FN3 no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. E quis o destino que a Drone virasse alvo de todas as demais equipes. A sorte está lançada. A debutante se mantém a frente? Respostas somente no dia 02/06, ao vivo pela TV NeoBR.

Penalizações

Jackson Douglas
1.1 Contato fazendo adversário rodar: acréscimo de 25 segundos no tempo final de prova, quando o piloto culpado pelo lance não completar a etapa a penalização será convertida em perda de 5 posições
Volta 23 / 0:15 – Bateria I
Felipe Lima
1.2 Contato forçando ultrapassagem: acréscimo de 25 segundos no tempo final de prova, quando o piloto culpado pelo lance não completar a etapa a penalização será convertida em perda de 5 posições no resultado final
Volta 20 / 0:07 – Bateria I

1.1 Contato fazendo adversário rodar: acréscimo de 25 segundos no tempo final de prova, quando o piloto culpado pelo lance não completar a etapa a penalização será convertida em perda de 5 posições
Volta 04 / 0:15 – Bateria II

Ricardo Prediger
1.9 Conduzir de forma incorreta e perigosa: acréscimo de 20 segundos
Volta 04 / 0:06 – Bateria II
Eduardo Carneiro
1.1 Contato fazendo adversário rodar: acréscimo de 25 segundos no tempo final de prova, quando o piloto culpado pelo lance não completar a etapa a penalização será convertida em perda de 5 posições
Volta 23 / 0:32 Bateria II

Elvis Lima DQ
1.17 O piloto terá o limite máximo de 2 (duas) voltas para reparar seu carro no caso da perda de asa(s) (fórmula), pneus furados, para-choques traseiros e/ou dianteiros.
1.17.1 O piloto só poderá completar a prova sem partes da aerodinâmica do veículo (que influenciem na dirigibilidade), caso a perda tenha ocorrido na última volta. Caso contrário, é obrigatório o reparo. A não observância desta determinação resultará na desclassificação (DQ) do mesmo, por oferecer risco aos demais.
Bateria II

Etapa 01 Velopark

Track: Etapa 01 Velopark

Date: 22/05/2015 17.17.00
DownloadLink: Here
DateTime Session Winner Best Lap
22/05/2015 17.17.00 QUALIFY Nilton Gaviao 0:49.232
22/05/2015 17.17.00 RACE 1 Nilton Gaviao 0:48.572
22/05/2015 17.17.00 RACE 2 Rodrigo Meirelles 0:49.640

Etapa 01 Velopark:RACE 1

Pos Driver Team Car Class Time Gap Laps Points Race%
1 Nilton Gaviao Grave Digger NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:33.842 -:–.— 036 67 100
2 Rodrigo Meirelles Drone Records Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:39.193 0:05.350 036 57 100
3 Felipe Portela Sinister Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:15.472 + 1 Laps 035 50 97
4 Fabio Marques BlackWings RT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:48.373 + 1 Laps 035 45 97
5 Eduardo Sa Drone Records Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:05.461 + 2 Laps 034 41 94
6 Michel Mendonca RW GREEN NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:12.736 + 2 Laps 034 38 94
7 Anderson Benate HBS Speed Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:17.168 + 2 Laps 034 35 94
8 Costa Eliano Morredores VRT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:26.582 + 2 Laps 034 32 94
9 Felipe Lima RW TEAM NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:47.759 + 2 Laps 034 29 94
10 Elvis Lima W3Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:07.094 + 3 Laps 033 26 92
11 Arthur Monteiro Pereira Sinister Project NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:34.950 + 3 Laps 033 23 92
12 David Botti RW GREEN NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:57.081 + 3 Laps 033 20 92
13 Paulo Conda W3Race NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:05.635 + 3 Laps 033 17 92
14 Rafael Borgosman BSP Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:10.760 + 4 Laps 032 14 89
15 Childerico Robson Marsch Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:20.787 + 4 Laps 032 11 89
16 Guilherme Irmao Snow Schatten Racing Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:21.394 + 4 Laps 032 10 89
17 Daniel Pilha Grave Digger B NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:59.196 + 4 Laps 032 9 89
18 Ricardo Prediger Team Schnell NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:50.803 + 5 Laps 031 8 86
19 Jackson Douglas HBS Speed Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:52.292 + 5 Laps 031 7 86
20 Anderson Medeiros BSP Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:09.402 + 6 Laps 030 6 83
21 Jose Carvalho Sinister Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:48.030 + 7 Laps 029 5 81
22 Paulo Barros W3Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:21.429 + 8 Laps 028 5 78
23 Leo Franca Snow Schatten Racing Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Accident + 9 Laps 027 0 75
24 Joao Eduardo Sinister Project NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:19.237 + 11 Laps 025 5 69
25 Dionizio Paulillo Drone Records Racing 2 NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Accident + 13 Laps 023 0 64
26 Carlos Barreto RW TEAM NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Suspension + 23 Laps 013 0 36
27 Carneiro Eduardo Morredores VRT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Suspension + 24 Laps 012 0 33
28 Victor Espindola Marsch Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 DNF + 25 Laps 011 0 31
29 Rafael Goncalves BlackWings RT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Suspension + 31 Laps 005 0 14
30 Yuri Moreira W3Race NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Accident + 36 Laps 000 0 0

Etapa 01 Velopark:RACE 2

Pos Driver Team Car Class Time Gap Laps Points Race%
1 Rodrigo Meirelles Drone Records Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:28.904 -:–.— 036 65 100
2 Dionizio Paulillo Drone Records Racing 2 NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:14.449 + 1 Laps 035 57 97
3 Felipe Lima RW TEAM NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:38.488 + 1 Laps 035 50 97
4 Victor Espindola Marsch Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:42.172 + 1 Laps 035 45 97
5 Nilton Gaviao Grave Digger NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:02.023 + 1 Laps 035 42 97
6 Eduardo Sa Drone Records Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:02.201 + 1 Laps 035 39 97
7 Fabio Marques BlackWings RT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:03.043 + 1 Laps 035 35 97
8 Carneiro Eduardo Morredores VRT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:14.723 + 1 Laps 035 32 97
9 Felipe Portela Sinister Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:21.751 + 2 Laps 034 29 94
10 Childerico Robson Marsch Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:48.236 + 2 Laps 034 26 94
11 Paulo Conda W3Race NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:49.603 + 2 Laps 034 23 94
12 Anderson Medeiros BSP Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:33.002 + 3 Laps 033 20 92
13 Daniel Pilha Grave Digger B NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:35.810 + 3 Laps 033 17 92
14 Carlos Barreto RW TEAM NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:57.663 + 3 Laps 033 14 92
15 Anderson Benate HBS Speed Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:19.851 + 4 Laps 032 11 89
16 Guilherme Irmao Snow Schatten Racing Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:23.648 + 4 Laps 032 10 89
17 Arthur Monteiro Pereira Sinister Project NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:25.404 + 4 Laps 032 9 89
18 Yuri Moreira W3Race NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:36.443 + 4 Laps 032 8 89
19 Jose Carvalho Sinister Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:57.110 + 5 Laps 031 7 86
20 Costa Eliano Morredores VRT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:05.155 + 5 Laps 031 6 86
21 Ricardo Prediger Team Schnell NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 31:21.686 + 5 Laps 031 5 86
22 Jackson Douglas HBS Speed Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 DNF + 12 Laps 024 0 67
23 Rafael Borgosman BSP Racing NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Suspension + 19 Laps 017 0 47
24 Michel Mendonca RW GREEN NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 DNF + 20 Laps 016 0 44
25 Joao Eduardo Sinister Project NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 DNF + 21 Laps 015 0 42
26 Rafael Goncalves BlackWings RT NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Suspension + 23 Laps 013 0 36
27 Paulo Barros W3Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Accident + 23 Laps 013 0 36
28 David Botti RW GREEN NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 DNF + 29 Laps 007 0 19
29 Leo Franca Snow Schatten Racing Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 Accident + 35 Laps 001 0 3
30 Elvis Lima W3Race Team NEOBR Formula N3 NEOBR Formula N3 30:54.608 + 1 Laps 035 0 97

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: