Skip to content

Fórmulas: Carteiras


NEOBR explica sistema de carteiras e anuncia mudanças para 2ª temporada de 2015

FN1

A NEOBR teve sua origem em um campeonato de Fórmula, inicialmente chamado de NEOF1BR. Com o surgimento de campeonatos de turismo o “F1” saiu do nome da liga, mas este não saiu da preferência dos pilotos que procuram a NEOBR.

Lá se vão quase 5 anos de trabalho. O que foi desenvolvido nos fórmulas atingiu o seu reconhecimento pleno e, hoje, a Direção da liga precisa acomodar várias equipes. E no intuito de explicar o funcionamento do sistema de carteiras e fases, principalmente nos fórmulas, a NEOBR responde as perguntas mais frequentes dos novos usuários da liga.

– O que é o sistema de carteiras nos fórmulas?

NEOBR: O sistema de carteiras foi criado em 2013 para acomodar os quase 100 pilotos entre as categorias, principalmente as de fórmula da liga. Ele consiste na divisão em 03 carteiras: a primeira é a GOLD, para pilotos graduados e experientes que tem autorização de correr na FN1, nossa principal categoria, similar a Fórmula 1;  carteira SILVER para pilotos que almejam entrar na FN1 e disputam a categoria hoje similar a “Fórmula Renault By World Series”; e por fim,  a Carteira BRONZE, para pilotos iniciantes em fórmulas na NEOBR e/ou com pouca experiência em Fórmulas na liga.

– Como o piloto faz para ter a carteira GOLD?

NEOBR: Basicamente o sistema de carteira privilegia os pilotos comprometidos com a liga e que chegaram nas 4 primeiras posições do campeonato que disputam, ou seja, um piloto que terminou na posição número 4 na FN3 passa da carteira BRONZE para a carteira SILVER automaticamente e tem a permissão de correr na FN2. Para chegar a carteira GOLD, basta ficar entre os 4 primeiros da FN2. Os 4 piores resultados de cada categoria caem de carteira abrindo espaço para novos pilotos.

-Somente dessa forma é possível ter a carteira GOLD para participar da FN1?

NEOBR: Não, porém é a forma mais fácil. Quando os 4 primeiros colocados do Ranking SILVER recusam a vaga ela é passada automaticamente para o primeiro interessado melhor classificado na FN2 do ano/temporada anterior. Caso haja desistências na FN1 ou migrações, o mesmo critério é utilizado, ou seja, a vaga é oferecida aos participantes Rankeados na FN2 no ano/temporada anterior. A outra forma é através de análise de carteira. A equipe envia o currículo que passa por uma análise criteriosa levando em consideração vários aspectos, como passagens anteriores pela liga, participação e histórico em outras ligas e obviamente disponibilidade de vagas para pilotos novos, porém cabe destacar que são poucos os privilegiados que conseguem “queimar etapas”. O conselho é sempre para participar dos campeonatos de base.

– O piloto é obrigado a participar da FN3 para conseguir vaga na FN2?

NEOBR: Não, a FN3 é uma categoria nova, já foi chamada no passado de Fórmula Start, mas por ser recolocada dentro da grade da NEOBR não há obrigatoriedade dos pilotos da FN2 passarem pela FN3 ainda.

-Quais simuladores estão sendo utilizados?

NEOBR: FN1 (GSC), FN2 e FN3 (rFactor1)

-Se o piloto quiser participar apenas do simulador GSC?

NEOBR:Infelizmente não é possível escolher o simulador de participação. Para a próxima temporada a FN2 deve migrar para o GSC também para atender essa demanda, porém não é possível entrar diretamente na FN1 (GSC).

-A vaga adquirida pelo piloto pertence a ele ou a equipe que ele representou?

NEOBR: Essa é um dos questionamentos mais frequentes. A vaga é do piloto, ou seja, o piloto decide qual equipe representar nas categorias, porém para a 2ª temporada de 2015 vamos providenciar uma alteração, limitando o número de participantes por equipes. Não será permitido mais que 6 pilotos (Equipe Principal e Sub-Equipe) de uma mesma equipe em uma categoria GOLD. A ideia é abrir novas vagas para equipe que ainda não conseguiram formar seu trio na FN1 e tornar a competição mais equilibrada. As equipes que conterem mais de 6 pilotos em seu quadro, não poderão mais acrescentar pilotos e nem substituir pilotos caso o número esteja superior ao estipulado. A cada temporada a equipe ficará limitada a correr com os pilotos que já estão no quadro das N1, até atingir o novo limite estabelecido pela liga.

– E o Fórmula do simulador rF2?

NEOBR: Esse fórmula contará com pilotos que estão migrando para lá e devem ser mantidas suas carteiras. Quanto aos pilotos novos que estão competindo no rFactor2 é bem possível que também ganhem a carteira GOLD diretamente, porém ainda é preciso medir os impactos da decisão para efetivá-la.

-Como fica a situação dos pilotos que já possuem a carteira GOLD mas estão inativos?

NEOBR: O sistema todo é montado pensando no comprometimento dos pilotos e no mérito adquirido em pista. Para a próxima temporada 2015, todos os pilotos inativos podem ter suas carteiras GOLD suspensas para privilegiar sempre os pilotos que permanecem ativos na liga. Assim, quando um piloto retornar a atividade pode ter que passar por uma categoria inferior para novamente pleitear vaga na principal.

-Resumindo: o que um piloto novo deve fazer para participar da FórmulaN1 da NEOBR no GSC?

NEOBR: Acima de tudo é preciso destacar que existem pilotos que estão a anos correndo na liga e ganharam o direito por mérito de participar da categoria. Todos os pilotos que estão na categoria principal são merecedores, principalmente pelo comprometimento com a liga. Para conseguir vaga é necessário participar de um campeonato de base FN2 e ter um bom resultado, acabar entre os 4 primeiros ou aguardar surgirem novas vagas.

Uma alegação frequente é que estaríamos forçando pilotos experientes a participar de categorias inferiores ao seu nível. A resposta para essa pergunta é fácil: é uma questão matemática e é devolvida com algumas perguntas:

O que fazer com os pilotos que estão na categoria por mérito? Excluí-los? Seria correto abandonar um grupo comprometido com a liga? Seria correto mudar a regra do jogo e passar uma sensação de insegurança para o piloto NEOBR?

A liga tem como lema “Você sempre em primeiro lugar”, o verdadeiro significado dessa frase é que todos os pilotos são importantes para a liga, e nosso princípio é valorizar aqueles que acreditaram na liga sempre!

Seja bem vindo, onde “Você está sempre em primeiro lugar!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: