Skip to content

Girando a Mesa


 “Ausência de Durães gera mais alternâncias; Histórico pesa em Melbourne e acidentes marcam etapa.”

Se na F1 Melbourne é a etapa de abertura, na FN1 da NeoBR foi a quarta etapa. Mas só essas que foram as diferenças. Normalmente, o nervosismo que é sempre presente no debute da categoria máxima dos Fórmulas, também se fez presente na etapa que marcou a metade do campeonato. O Felipe Giro (Snow Schatten), teve uma corrida tranquila até perto do final da prova, onde teve uma árdua disputa com Rafa Souza (Target). O piloto da Target fez novamente uma prova constante e se aproximou da liderança do campeonato. Leonardo de Souza (Snow Schatten) fechou o pódio com uma excelente estratégia de paradas nos boxes. Porém um toque perto do fim da corrida lhe tira a vitória, girando a mesa novamente e colocando Rafa Souza na posição mais alta do pódio!
Na classificação a disputa entre Snow Schatten e Target já se fazia intensa. Rafa assumiu a liderança logo no inicio da sessão. Giro vinham se aproximando e Carlos Reynaud (Shadow) vinha duelando com piloto da equipe tricolor. Mas na ultima volta, Giro assume a ponta por apenas 0.003. Ao final da classificação a ordem era essa: Felipe Giro, Rafa Souza, Igor César (TCA), Carlos Reynaud, Leonardo de Souza, Pedro França (), Bryan Halmenschlager (Storm Shadow), João Gabriel (Snow Schatten), Neto Vidal (Nordesteam 100Limite), Marcio Abduch (eXtreme Unicef), Renan Lopes (Target), Wagner Vezzali (eXtreme Unicef), Tiago Bandeira (Storm Shadow), Renyr Clarêncio (Nordesteam 100Limite), Marcelo Becker (VBM), Fábio Muniz (TCA), Walter Borges (Brasileiríssima), Wallace Darienço (Raptors), Marcelo Cosme (Pitbull), Raphael Brito (Raptors), Breno Augusto (VBM), Marcelo Fongaro (Pitbull) e Adriano Dino (Raptors).
Na largada, Giro mantém a ponta. Rafa foi prejudicado por largar mal e caiu para a 4º posição. Antes da Curva 6, Lopes perde a asa dianteira e vem lentamente tentando trazer o carro para os boxes. Reynaud, que também havia largado mal, vinha tentando se recuperar e acabou colidindo com Lopes, perdendo também a asa dianteira de seu carro. Gabriel foi outro que não obteve sucesso na largada, e teve que pagar um drive-thru por queimar a largada.
As brigas eram em todos os pelotões. Abduch ultrapassou Renyr na Ascari (Curva 13), mas levou um belo X do piloto da Nordesteam 100Limite. Fongaro ultrapassou Darienço na Clark (Curva 9), que levou a pior, pois na tentativa de retomar, acabou rodando. Mais a frente, Gabriel ultrapassou Vezzali na Ascari. Mas o traçado de Melbourne foi traiçoeiro com alguns pilotos. Bryan, Cosme e Dino abandonam e Renyr bateu quando vinha liderando um pelotão de 6 pilotos. Enquanto isso, Rafa vinha num embate com César por pelo menos 5 minutos pela segunda colocação.
Bandeira, que havia sido motivo de chacotas pelos seguidos abandonos, resolveu calar a sociedade, ao melhor estilo Ulisses Oliveira. Com uma corrida bem agressiva, o piloto vinha pressionando Abduch. O piloto da Storm Shadow tentou ultrapassar o adversário da equipe esmeraldina na Jones (Curva 1), mas acabou espalhando para a grama. Na volta, o piloto cedeu a posição a Abduch e acabou sendo superado por Gabriel na Whiteford (Curva 4). Mais a frente, Rafa consegue superar César na Ascari.
Outro piloto que vinha em uma grande corrida de recuperação era Reynaud. Depois do incidente com Lopes, o piloto da Shadow veio em busca das posições que perdera. Renyr até tentou passar o piloto na Whiteford, mas acabu tomando o troco na Clark. O próximo adversário do piloto da equipe alvinegra foi Augusto. Reynaud passou o piloto da VBM na Brabham, mas acabou escapando para a grama. Na volta, os pilotos acabaram se tocando e Augusto levou a pior, rodando.
Mais para o final da etapa as brigas foram se acentuando. Rafa, que veio em uma estratégia diferente dos demais, assumiu a ponta ao ultrapassar César novamente, desta vez na Clark. Bandeira que vinha em busca do 4º lugar, passou novamente Abduch na Ascari. César, de compostos novos, veio em busca da terceira colocação contra Leonardo. O piloto da TCA tentou a ultrapassagem por fora da Whiteford. Os pilotos tentaram dividir a Curva 4 mas César levou a pior, rodando na saída da mesma curva.
Mas o maior embate estava por acontecer. Giro vinha se aproximando de Rafa graças aos compostos mais novos. A menos de 10 minutos do final, o piloto da Snow Schatten tenta ultrapassar Rafa por dentro na Curva 11, e os pilotos se tocam. Rafa acaba passando pela área de escape, mas mantém a ponta. Giro fez nova investida a 7 minutos do final na mesma Curva 11, só que desta vez por fora. E desta vez o piloto da Snow Schatten foi premiado pela ousadia, assumindo a primeira colocação e faturando a vitória.
Na coletiva, Leonardo se disse surpreso com o desempenho do carro e lembrou a grande disputa que teve com César. Já Rafa destacou a boa corrida e salientou que é sempre bom estar chegando aos pódios. Por fim Giro, disse estar surpreso pela pole, devido ao desempenho do adversário da Target e também se mostrou bem emocionado com a vitória.
O próximo desafio será do deserto do Bahrein. O clima seco e árido deve influenciar o desempenho de pneus e dar nova alternância no campeonato. Promessa de novas disputas intensas pelos 60 minutos. É colocar seu keffiyeh, vestir sua dishdasha e ficar ligado na tela da TV XTR, dia 6 as 20:30!

Texto: Vinicius Vianna

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA

puntatore

Artigo 1.9.5 Realizar manobra de ultrapassagem em ponto improvável e/ou inadequado. Forçando contato, erro eu/ou manobra defensiva excessiva do piloto que disputa a posição. Serão analisados os aspectos circunstanciais do evento, com o objetivo de apurar o grau de culpabilidade dos envolvidos e aferição da punibilidade;

Volta 34 Felipe Giro em Rafa Souza (25 seg)

Artigo 1.9 Conduzir de forma incorreta e perigosa: acréscimo de 20 segundos no tempo final de prova;

 

Volta 01 Renan lopes;

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: