Skip to content

O conceito de estratégia, em grego Strategia


Riffel vence no segundo final; Martín se equivoca em previsões e acaba sem gasolina; última volta se transforma em Corrida Maluca.

A frase do título remete a uma das cenas memoráveis do excelente filme tupiniquim Tropa de Elite. Nesta cena, o protagonista define, ou ao menos tenta definir o conceito de estratégia. A tal estratégia foi quem definiu o GP da Australia, quarta etapa do campeonato da FN2 Opentrade. Um erro de cálculo fez com que Carlos Martín (Snow Schatten) perdesse aquilo que seria sua segunda vitória na categoria. O vencedor, Marcos Riffel (0km) assumiu a ponta na última volta e rumou tranquilo para a vitória que parecia incerta. Com uma prova consistente, Diogo Moreno (OG Racing) conseguiu um excelente feito, cruzando a prova sem as asas dianteira e traseira.

Durante a classificação o duelo entre 0km e Snow já era intenso. Com 6 minutos para o fim, Riffel era pole, mas perdeu o posto para Martín. O piloto ainda voltou a pista e melhorou o tempo, deixando Riffel mais distante da briga. A primeira fila parecisa decidida, até que, Armando Gones (Snow Schatten), em sua ultima tentativa toma o segundo lugar do piloto da 0km. Ao final, a classificação ficou assim: Carlos Martín, Armando Gones, Marcos Riffel, Anderson Roberto (Sinister), Francisco Machado (Target), Renan Lopes (Target), Diogo Moreno, Bernardo Schimitt (Snow Schatten), Nathan Marchon (Sinister Titanium), Otávio Messano (Sinister), Vinicius Vianna (Maserati), Helber Santos (Sinister), Rafael Santucci (Maserati), Gabriel Pereira (Condotta 0km), Ricardo Cabrera (0km), Elisa Arizono (Maserati) e Pedro Moura.

Logo na largada, Riffel sai bem e assume a segunda colocação, dando inicio a perseguição a Martín. Na saída da Whiteford (Curva 4), o piloto da Snow Schatten escorrega e permite que Riffel se posicione bem e o ultrapasse na Curva 6. Mais atrás, mantendo a tradição de largar bem, Lopes já era o terceiro. Melbourne é uma pista complicada, na opinião dos pilotos. Com freadas fortes e em pontos escuros, graças a presenças de arvores no perímetro do Albert Park e com o muro muitas vezes próximo, são sempre esperados acidentes.

Logo na segunda volta, Santucci tenta a ultrapassagem sobre Helber na Ascari (Curva 17) e toca o piloto da Sinister. Ambos vão para a área de escape e depois aos boxes efetuar reparos. Lopes escapa na Jones (Curva 2), perde a asa traseira e também abandona. Já Martín retoma o bom ritmo e parte pra cima de Riffel e consegue a ultrapassagem na Stewart (Curva 14), mas logo depois acaba passando do ponto na Brabham (Curva 1) e perde novamente o posto para Riffel. Outro destaque da prova era Moura, que com menos de 10 minutos figurava na 6º posição.
Mesmo sendo um circuito com pontos de ultrapassagem escassos, os pilotos deram sempre um espetáculo à parte. No novo encontro de Santucci e Helber, o piloto da Maserati superou o adversário após um erro na Prost (Curva 15). Já Machado, que vinha em corrida de recuperação ultrapassou Vianna na Brabham e inutos depois, Messano por fora na Prost. Gones também fez bela manobra, superando o estreante Marchon na Whiteford.

Mas com muros próximos, Melbourne também fez várias vítimas. A Maserati perdeu os 3 pilotos por conta de acidentes e se despediu mais cedo da Austrália. Gones que vinha em boa prova, bateu na saída da Brabham e também abandonou. Pereira também foi vítima das intempéries do traçado australiano, abandonando de forma estranha após passar do ponto na Whiteford.
O restante da corrida seguiu normalmente, até pelo menos a 5 minutos do final. Martín, que liderava de forma tranquila estranhamente diminuiu o ritmo. O problema foi logo suposto pelo narrador Bruno Mali e pelo comentarista Fernando Alvarenga: Falta de combustível. Martín seguiu tentando poupar combustível, mas no que seria a ultima volta veio a reviravolta. Com menos de um segundo, o piloto da Snow tentou reduzir ao máximo para não abrir mais uma volta, mas Riffel se aproximou e abriu no zerar do cronômetro.
Martín seguiu se arrastando na tentativa de completar a prova. Mais atrás, Moreno e Roberto iniciam um embate pelo 3º posto. Curiosamente os pilotos da OG Racing e Sinister haviam se tocado e vinham sem asa. Moura então acelerou na tentativa de buscar um pódio. Moreno assumiu o segundo posto e Moura o 3º. Riffel cruza a linha de chegada, vence e cai do servidor. Moreno cruza em segundo e Moura viria para a terceira posição, mas parou e ajudou o companheiro Martín a cruzar em terceiro. Só que o piloto da Kemba pagou caro, pois Machado o ultrapassou na linha de chegada, ficando com a 4º posição.

Na coletiva Martín confirmou seu problema de combustível, e disse que o mesmo ocorreu devido ao pouco tempo de treino. Moreno também admitiu que teve problemas, mas que foram com os freios. Já Riffel disse que não esperava vencer , já que cometeu erros de estratégia e alguns toques que desalinharam o carro.
Os pilotos rumam agora para o deserto de Sakhir, no árido Bahrein. O desafio agora será encarar as altas temperaturas em mais um dos Tilkódromos espalhados pelo globo. Promessa de emoção e de muitas disputas sob o forte sol. Tudo isso ao vivo, pela XTR TV, no dia 03/04 as 22:00.

OPENTRADE

Confira o resultado da Etapa

puntatore

TOP 5 Pilotos
Pos Name Team Points Gap Starts Poles Wins Podiums
1 Marcos Riffel 0km Racing 231 0 4 0 3 3
2 Carlos Martin P2P Snow Schatten Racing Team 197 34 4 4 1 3
3 Francisco Machado Target Racing 135 96 4 0 0 1
4 Armando Gones P2P Snow Schatten Racing Team 120 111 3 0 0 2
5 Anderson Roberto Sinister Racing 111 120 4 0 0 0

 

TOP 5 Equipes
Pos Name Points Gap Starts Poles Wins Podiums
1 P2P Snow Schatten Racing Team 384 0 11 4 1 5
2 0km Racing 340 44 10 0 3 3
3 Sinister Racing 277 107 11 0 0 0
4 Target Racing 230 154 10 0 0 2
5 Scuderia Maserati 189 195 11 0 0 0

Penalizações

Artigo 1.1 Contato fazendo adversário rodar: acréscimo de 25 segundos no tempo final de prova ou perda de 5 posições no grid de largada da próxima etapa caso nao tenha completado a etapa;

Rafael Santucci – 7:13 – + 3 posições

Francisco Machado – 47:58//53:03 – +50 segs

Artigo 1.18 Casos omissos a este regulamento serão analisados usando como parâmetro os regulamentos de campeonatos reais similares ou decisão fundamentada, emanada de órgão colegiado a ser constituído preferencialmente por membros da Diretoria da NEOBR, para tal finalidade;

“Empurrão” carros Snow Schatten na última volta

Carlos Martin – 5 Posições

Pedro Moura – 5 Posições

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: