Skip to content

Para Colocar a Pulga Atrás da Orelha


Riffel vence novamente na F-N2; Após pole e punição, Martín termina em terceiro e “força” início das transmissões internacionais da TV XTR

 De novo ele: Marcos Riffel (0km) novamente no degrau mais alto do pódio. Desta vez com uma tocada “insana”, o piloto da equipe prata-laranja teve um carro muito bom e veloz, como disse na coletiva e reinou praticamente absoluto na etapa austríaca. Na segunda posição, Armando Gones (Snow Schatten) bem que tentou acompanhar o adversário da 0km. Quando viu que o feiro seria difícil decidiu conservar seus pneus para um melhor fim de prova. Fecha o pódio, o espanhol Carlos Martín (Snow Schatten) que faturou a segunda pole seguida, mas queimou a largada e teve que fazer exímia prova de recuperação.

Era o retorno do circuito de A1-Ring, agora Red Bull Ring, ao mundo dos monopostos. Coube a F-N2 a estreia. E quem assistiu aos pouco mais de 90 minutos de transmissão não se decepcionou: Disputas alucinantes, belas ultrapassagens, poucos abandonos e alguns toques deram o tom da transmissão, comandada por Bruno Mali e Fernando Alvarenga. Durante a classificação, Martín reinou praticamente absoluto, conquistando a pole com 5 minutos e abrindo uma diferença de quase 1 segundo para o segundo colocado. Com o fim da classificação os pilotos estavam assim posicionados: Carlos Martín, Armando Gones, Marcos Riffel, Bernardo Schimitt (Snow Schatten), Renan Lopes (Target), Anderson Roberto (Sinister), Diogo Moreno (OG Racing), Francisco Machado (Target), Rafael Santucci (Maserati), Helber Santos (Sinister), Vinicius Vianna (Maserati), Guilherme Mateazzo (Target Academy), Ike Ramos (0km), Bruno Oliveira (Kemba), Rafael Cruz (OG Racing), Ricardo Cabrera (0km), Victor Hugo (Target Academy), Elisa Arizono (Maserati), Erick Alves (Target) e Otávio Messano (Sinister).

Na largada somente um toque na temida Castrol Edge (Curva 1), deixou Cabrera sem asa dianteira. Enquanto isso, seu companheiro Riffel partia pra cima da Snow Schatten de Martín. Com um preciso mergulho na Schlossgold (Curva 3), o piloto da 0km conseguiu a ultrapassagem, mas o espanhol se mostrou um adversário duro na queda e retomou a ponta na Rauch (Curva 4). Ainda no fim da primeira volta, Helber passou reto na Red Bull Mobile (Curva 8). O primeiro abandono da noite se deu ainda nos minutos inicias com a queda de Renan.

Uma entrada antecipada nos boxes do líder causou um alvoroço. Logo a explicação: Martín havia queimado a largada. O piloto então pagou o drive-thru e teve de iniciar sua prova de recuperação. Outro que vinha também se recuperando era Erick, que, punido na etapa anterior, foi obrigado a largar dos boxes. O piloto da Target vinha ultrapassando minunciosamente os adversários com alternância de manobras. Ora por dentro, como na passagem sobre Schimitt na Castrol Edge, ora por fora, como quando superou Ike na Remus (Curva 2). Quis então o destino que, os recuperandos se encontrassem.

Martín, com pneus novos partiu pra cima de Erick faltando pouco mais de 30 minutos. O piloto da Snow Schatten tentou passar o adversário alvirrubro ao final da Castrol Edge e da Remus. Na freada para a Schlossgold, Martín mergulha e vai lado a lado até a Rauch, onde conclui a ultrapassagem. Mas não era só com os ponteiros que havia emoção. Muitas ultrapassagens foram observadas em todos os pelotões, algumas por escapadas do adversário que vinha a frente, como no erro de Oliveira na Schlossgold, permitindo a passagem de Schimitt. Outros foram mais ousados como Victor que passou o mesmo Oliveira na Castrol Edge, mas tomou um lindo X do piloto da Kemba. O piloto da Target Academy ainda tentou uma manobra ousada contra Oliveira, tomando a tangencia externa da Schlossgold, mas sem sucesso.

Houve ainda quem ousasse ainda mais, ultrapassando em curvas pouco convencionais, como a Rindt (Curva 7), onde a freada é feita depois de uma íngreme subida. Gones foi um dos que ousou na curva, recuperando a posição sobre Roberto após um embate que se iniciou na Remus, com a ultrapassagem do piloto da Snow Schatten. Mas o piloto da Sinister tracionou bem e retomou o posto antes da freada da Schlossgold. Outro que desafiou a montanha russa austríaca foi Santucci, que superou Oliveira na mesma curva a 9 minutos do fim.

Contrariando a lógica natural, ou o feijão-com-arroz, Riffel partiu para uma única parada, surpreendendo os adversários. Com o ótimo rendimento, mesmo com os compostos mais macios, o piloto da 0km pouco sofreu na pista. Algumas vezes, Martín o pressionava, mas com um acerto voltado para as longas retas, era difícil uma ultrapassagem do piloto da equipe tricolor. E assim Riffel conquistou a segunda vitória seguida, isolando-se na ponta do campeonato.

Já na coletiva, Elisa foi eleita a “pilota da galera” e pediu desculpas se atrapalhou o desempenho de algum outro piloto devido à pouca experiência no AV. Já Martín “exigiu” uma internacionalização da TV XTR. Alvarenga conduziu a entrevista em inglês ao piloto que disse que queimou a largada por apenas 0.002s. O espanhol disse que esperava chegar em primeiro, mas Riffel tinha um ritmo impressionante. Já Gones frisou a importância de terminar uma corrida, visto que em Sepang o piloto abandonou pouco antes da largada. Riffel terminou a entrevista dizendo que se assustou quando viu Martín entrando cedo nos boxes e acelerou tudo graças a um carro muito bem acertado.

A F-N2 já está rumando as Américas para o GP de Montreal, no veloz circuito Gilles Villeneuve. Domínio da 0km, ascensão da Snow Schatten, retomada da atual campeã Target? Respostas no dia 7 de março, sexta-feira as 22:00, ao vivo, na tela da TV XTR.

Assista ao VT da Etapa na Playlist da XTR

Confira o Resultado da Etapa

puntatore

Top 5 da categoria
Pos Name Team Points Gap Starts Poles Wins Podiums
1 Marcos Riffel 0km Racing 126 0 2 0 2 2
2 Carlos Martin P2P Snow Schatten Racing Team 97 29 2 2 0 2
3 Francisco Machado Target Racing 62 64 2 0 0 0
4 Armando Gones P2P Snow Schatten Racing Team 54 72 1 0 0 1
5 Renan Lopes Target Racing 54 72 2 0 0 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: